Advogado Empreendedor por Dr. Alberto Araújo

0
23 de maio de 2014 às 15:21  •  Postado em Advogado Empreendedor, Destaque por  •  0 Comentários

A aprovação no exame de ordem é o desejo de todos os bacharéis que sonham em ser advogados. Contudo, a inexperiência por falta de estágios em escritórios de advocacia e a inexistência de disciplinas de gestão e administração legal nas faculdades de Direito, revelam aos jovens advogados uma realidade dura sobre o mercado de trabalho.

A maioria sonha com um emprego de advogado que não existe. Com altos honorários e prestigio na profissão. Contudo, o emprego dos sonhos para advogados não existe. A maioria dos escritórios oferece honorários bem abaixo das expectativas dos advogados e ainda exigem dedicação exclusiva e tempo integral. Diante desse quadro, não resta outra alternativa ao advogado a não ser empreender. Abrir o seu próprio escritório e buscar, através de seu próprio esforço e dedicação, o sucesso tão almejado.

Advogado empreendedor é aquele profissional que faz acontecer. É o colaborador inquieto, que almeja algo melhor, que busca o tempo todo alternativas de captação de novos clientes, que “veste a camisa” do escritório onde trabalha como advogado associado ou como sócio de seu próprio escritório.

Quer você seja dono do próprio escritório ou associado de outra sociedade o espírito do empreendedorismo é fundamental. De início, podemos ressaltar que não somente o sócio deve ser empreendedor, mas até o estagiário. Isso será importantíssimo para o sucesso da banca. Empreender é, efetivamente, buscar alternativas para expandir a carteira de clientes, investir em novas alternativas de marketing jurídico e pessoal.

Hoje se sabe que os escritórios de advocacia são geridos como verdadeiras empresas, estando cada vez mais estruturados e organizados, com advogados que precisam ser grandes empreendedores. Não se espera mais que clientes batam à porta procurando soluções, agora existe uma atuação pró-ativa nos negócios. Além de um excelente jurista, espera-se que o advogado seja bom em gestão de pessoas, marketing e liderança.

Dr. Alberto Araújo

Dr. Alberto Araújo

Advogado sócio do escritório Araújo Advogados Associados SS, Professor e palestrante. Coordenador do Escritório Modelo - Incubadora de Escritório de Advocacia da OAB/DF. Mestre e Doutorando em Direito.

More Posts

Leave a Reply